sábado, 18 de julho de 2009

Como saber se o número do celular a discar é da mesma operadora

As empresas de telefonia celular (Tim, Oi, Claro, Vivo, etc.) possuem promoções que oferecem bônus em ligações para números da mesma operadora do cliente (de Tim para Tim, de Claro para Claro...), mas com a portabilidade não é mais possível identificar a operadora do destino da ligação apenas pelo número discado.
Se essas operadoras fossem empresas sérias, deveriam ter colocado de imediato uma mensagem avisando quando a ligação fosse para um número de outra operadora, mas, como era esperado, nada fizeram, pois imagino tiram vantagens ($) com a desinformação dos clientes.
Algumas até dizem que tem um toque diferenciado quando a ligação é para a mesma operadora, mas se existe isso não dão a devida publicidade. Depois tem outra: esse negócio de toque diferenciado é coisa para enrolar. Se quisessem avisar de verdade bastava uma mensagem curta com duas palavras antes de chamar no destino: "número Tim", "número Claro".
A Anatel, como era de se esperar, nada fez em defesa dos clientes, permitindo que os usuários da telefonia celular continuem sendo enganados e lesados.
Para quem tiver tempo e paciência uma saída para não ser roubado é consultar periodicamente os números de celulares de sua agenda no site da ABR Telecom (Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações) no menu Portabilidade Numérica -> Consulta de Operadoras . Para consultar no link direto, clique aqui.

Um comentário: